Das janelas e sacadas não apenas entram a brisa e a luminosidade natural, mas delas saem detritos dos mais variados, que deveriam ir para a lixeira.
Este comportamento tem causado problemas, acidentes e prejuízos para muitas pessoas.
Em um condomínio, são comuns a queda e o arremesso de objetos, gerando prejuízos em veículos, equipamentos e em edificações vizinhas, ou acidentes de alta periculosidade, caso a vítima seja um morador ou funcionário.
São pontas de cigarro, copos, vasos, roupas, pedras de gelo, fraldas descartáveis, absorventes e até camisinhas, que poderiam ter como destino a lixeira, mas são jogados pelas janelas, como se este ato não trouxesse problemas para outros.
A princípio, é difícil entender os motivos que levam condôminos a agirem dessa forma, mas esta atitude é muito mais comum do que se pensa.
Este tipo de problema é mais comum entre os jovens, mas o alerta deve ser geral. Os adolescentes, por exemplo, acham divertido jogar pela janela sacos plásticos cheios de água. Já os fumantes fazem da sacada o cinzeiro, alegando que, desta forma, mantêm o ar mais limpo dentro de casa.
Cada um, então, tem um motivo para transformar as janelas e sacadas em lixeiras, mesmo sabendo que está infringindo as regras do condomínio e sendo anti-higiênicos.
As bitucas de cigarro entram pelas sacadas e furam sofás, capas de máquinas de lavar na área de serviço e já causaram até princípios de incêndio em lixeiras nas áreas comuns.
Você sabia que:
A bituca de cigarro, se jogada no chão, também provoca consequências danosas. Além de deixar o condomínio sujo, as bitucas são agentes poluidores, que possuem diversas substâncias químicas.
Os filtros de cigarros demoram cerca de 100 anos para se degradarem. Acumulados eles podem acabar entupindo esgotos.
| (Crédito: Shutterstock) |
Fumar é proibido nas áreas fechadas de uso comum de condomínios, como no hall de entrada ou corredores. Nas áreas ao ar livre, como jardins ou quadras abertas, fumar é permitido.
Então vamos nos conscientizar e jogar o lixo no lixo.
Conviva bem com seu vizinho. Respeite para ser respeitado.
CONDOMÍNIO GUARAPIRANGA PARK
ADMINISTRAÇÃO
Folha do Síndico
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sugestões e/ou críticas referentes ao CONDOMÍNIO GUARAPIRANGA PARK